Psicoterapia familiar

2

Ajudar um elemento “doente” ajudando na reconstrução de relações mais saudáveis para todos.

 

A Psicoterapia familiar visa potenciar a fluidez de canais de comunicação construtivos no grupo, para que este seja cada vez mais um núcleo organizador potenciador de bem-estar e desenvolvimento para cada um dos seus elementos.

Tem como objetivo principal auxiliar a família na conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros.

As disfunções familiares mais comuns são as crises familiares relacionadas com situações psicopatológicas em que seja importante trabalhar o sistema relacional do elemento portador do sintoma, como sejam nos casos de anorexia, alcoolismo, suicídio, problemas pais-filhos na fase da adolescência….

“Seja com o objectivo de melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar um membro por meio das mudanças nessas relações, o terapeuta familiar cumpre o papel de arquitecto do diálogo, num contexto em que clientes e terapeuta participam activamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores”.

A terapia familiar trabalha na mudança de todo o sistema familiar, para que um “elemento problema” possa mudar, mas mudando também as interações familiares de modo que para todos, o grupo familiar possa passar a ser sentido de modo cada vez mais construtivo, organizador e gerador de bem-estar e relações saudáveis.