A família como núcleo organizador e de bem-estar para todos os seus elementos
A psicoterapia familiar é uma intervenção que visa a reorganização de alguns padrões de comunicação na família que tendem a gerar sintomas num dos elementos ou mau estar num ou mais elementos.
Visa potenciar a fluidez de canais de comunicação construtivos no grupo, para que este seja cada vez mais um núcleo organizador potenciador de bem-estar e desenvolvimento para cada um dos seus elementos.
Tem como objetivo principal auxiliar a família na conquista ou reconquista de relações harmoniosas, respeitosas e saudáveis entre os seus membros.
Além disso, a terapia familiar pode ter como foco o tratamento de um de seus membros. Muitas vezes, a dependência química do filho mais velho, o alcoolismo do pai ou a depressão da mãe é o evento que traz o despertar para o fato de que as relações familiares carecem de alguma intervenção. Não que esses eventos tenham como causa única a disfunção relacional familiar, isto é, a degradação nas relações entre os membros da família, mas mudanças nos padrões da família podem contribuir para a solução desses comportamentos-problema.
Seja com o objectivo de melhorar as relações no contexto familiar, ou tratar um membro por meio das mudanças nessas relações, o terapeuta familiar cumpre o papel de arquitecto do diálogo (Guimarães & Streithorst), num contexto em que clientes e terapeuta participam activamente da análise do cenário histórico e presente, da elaboração do plano de mudanças e das transformações posteriores.