Intervenção que visa ajudar o casal a reorganizar os seus padrões de interacção que geram “nós” que não permitem que o amor flua livremente e em pleno respeito por cada um dos parceiros. A intervenção visa ajudar a desbloquear as partes que dificultam que flua gratificação pessoal e do par, promovendo a (re)descoberta do potencial do “nós” em profundo respeito e amor pelo “eu” de cada ser.
Para crescer dos nós que bloqueiam a comunicação e sentir do par, para os laços que potenciam cada um dos “eu” e o “nós”, com respeito e gratidão.
Esta modalidade terapêutica possui a particularidade de envolver os membros do casal em simultâneo que deverão comparecer em conjunto a consulta. O terapeuta pode ter a necessidade de consultar cada um dos membros separadamente para obter informações adicionais. A principal função do terapeuta é a mediação dos conflitos que podem por em causa a relação. É Privilegiada uma abordagem sistémica.
A terapia de casal destina-se a todos os casais adultos hetero ou homossexuais. Não existe uma tipologia de relacionamento mais abrangida do que outra. Cada relação é única por isso será sempre encarada sem qualquer preconceito.
Algumas das razões que justificam o recurso à terapia de casal são: Infidelidade – Insatisfação sexual – Distanciamento na relação – Violência doméstica – Agressividade – Ciúmes –Desgaste relacional – Discussões persistentes (pessoais, profissionais, familiares) –Dificuldades de comunicação – Ruptura/Divórcio iminente
A experiência da Terapia de Casal visa o “crescimento” de cada um dos conjugues e da relação entre os dois.